Ter um diploma não é mais garantia de que você terá um bom emprego.

Amigos, recentemente o maior site de perfis profissionais do mundo, o Lindedin, realizou uma mega pesquisa e identificou que as grandes empresas passam por um processo bastante interessante quando o assunto é a contratação de profissionais.

O fato de alguém ter um diploma e anos de experiência, não necessariamente são garantias de que o profissional será contratado e terá um bom emprego. A pesquisa mostrou algo muito importante e que exige dos candidatos uma remodelagem pessoal. O candidato a uma vaga de emprego agora deve demostrar que, além de ser um bom engenheiro, advogado, programador ou gerente de RH, tem habilidades que vão além daquelas aprendidas na universidade.

Segundo a pesquisa do Linedin, as empresas estão buscando uma combinação de soft skills, habilidades socioemocionais, e hard skills, habilidades mais técnicas.

Vou falar aqui das 05 habilidades “soft Skill”, fique atento e veja o que precisa aprender para figurar entre os profissionais mais cobiçados do mercado.

  • Criatividade – Amigos, tudo o que for rotina, pode ser feito melhor por um robô ou computador, logo, a criatividade, que é única no ser humano, é hoje um grande diferencial profissional.
  • Persuasão – Ter um produto ou serviço espetacular, mas não ter um profissional treinado e com capacidade de comunicação capaz de convencer o cliente, não adianta. Então, treine sua capacidade de convencimento.
  •  Colaboração – Com os processos cada vez mais complexos e a tecnologia avançando, é cada vez mais importante que os membros de uma empresa tenham uma atitude colaborativa, quem guarda informação apenas para si, com medo de ser passado para trás, vai ficar fora do jogo.
  • Adaptabilidade – Quem não consegue se adaptar às diversas mudanças do mercado, não vai sobreviver. Portanto, esteja pronto para aprender, mudar de setor, mudar de atividade, se adapte ou saia do caminho.
  • Manejo do tempo – Com tanta distração no mundo, quem não sabe administrar bem o tempo, não consegue produzir adequadamente. E se você não for produtivo, não dura muito tempo.

Se você deseja entrar ou permanecer no mercado de trabalho, é fundamental que observe essa tendência e se prepare para ela.