Sobre os gurus da felicidade e riqueza.

Sobre os gurus da felicidade e riqueza.

Tenho acompanhado um fenômeno cada vez mais frequente que, potencializado pela internet, toma proporções alarmantes. Falo dos gurus da prosperidade. Uma legião de coach ou mentores do marketing digital, prometendo uma vida repleta de felicidade, fama, fortuna ou prosperidade, bastando, para tanto, que tenhamos a disposição de abrirmos nossas carteiras, tirarmos nosso cartão de crédito e entregar-lhes seis, sete, oito ou vinte mil reais.

Não sou o tipo de pessoa que considera o investimento em educação algo caro ou desnecessário. Muito pelo contrário, tenho a mais absoluta certeza de que só o conhecimento liberta. Liberta da opressão, da pobreza, da ignorância e da mediocridade. Não resta em mim dúvida alguma quanto a isso.

O grande problema dessa leva de profissionais e suas promessas milagrosas é que, com a mesma facilidade que eles prometem o sucesso, também produzem desculpas. Explico: se você for um dos alunos que, em função de uma série de fatores, conseguiu o sucesso, é mérito deles, de seu método, de sua mentoria. Se fracassou, a culpa é sua. É isso mesmo, se você não conseguiu o resultado esperado é porque você não se empenhou o bastante, não executou todos os passos, não realizou todos os rituais.

Ocorre que, com isso, centenas de alunos saem de treinamentos, palestras, imersões, seminários ou sessões de coaching, cheios de energia depois de terem pulado, rolado, gritado palavras de ordem e abraçado o amigo da direita e da esquerda, para, dois dias depois, voltarem à estaca zero, aliás, muitas vezes se sentindo ainda pior do que antes.
Por que isso acontece?

Bem, sou apenas um curioso no assunto, mas acredito que não existe progresso duradouro sem uma dura jornada de autoconhecimento. Suspeito que não seja possível com apenas um curso online, ou três dias de imersão gritando, rolando, abraçando e ouvindo clichês motivacionais, chegar às últimas camadas de nossa personalidade para, por fim, descobrirmos aquilo que nos alegra, nos motiva, nos limita, nos incomoda ou nos aprisiona. Só o conhecimento verdadeiro liberta.

A jornada para a felicidade, sucesso ou prosperidade é pessoal demais para caber em uma única fórmula, manual, método ou ritual. Portanto, pense nisso antes de sacar seu cartão de crédito.

Existem profissionais sérios, com orientações valiosas que podem, sim, ajudar em sua jornada para uma vida mais feliz e próspera, mas esteja certo de uma coisa: nunca será algo fácil. Nunca.

Facebook Comments

jorgewcosta

Website: